Histórico

Nossa história

O Diário Oficial do Estado de Alagoas teve sua origem em 1912, mais precisamente no dia 15 de janeiro por meio do Decreto nº 537 da lavra de Euclides Vieira. Seu maquinário foi adquirido de um jornal denominado “Tribuna”. Segundo os registros, o primeiro número apareceu no dia 17 de janeiro de 1912 (quarta-feira) e foi confeccionado nas instalações localizadas na Rua do Comércio, 174, centro, Maceió-AL.

É importante salientar que, na época de sua criação, o Diário possuía formato diferente do atual. Trazia encartado em suas páginas matérias de cunho não oficial, ou seja, veiculavam desde notas sociais a propaganda de medicamentos. Noticia-se que tais características foram mudadas no exemplar de nº 123, que circulou em 04 de julho de 1912, desde então houve o amoldamento para o formato atual.

Não desmerecendo os Diretores que comandaram o Diário Oficial ao longo de sua existência, que sem dúvida contribuíram para sua evolução, mesmo assim deve-se render homenagens especiais a passagem na cadeira diretiva do renomado romancista Graciliano Ramos no período de 31 de maio de 1930 a 26 de dezembro de 1931. Atualmente, como homenagem do Governo Estadual, a Imprensa Oficial e Gráfica recebem o seu nome, fato que enaltece a grandeza do escritor conterrâneo.

Na década de 70, começou a era de reestruturação, iniciada no campo institucional, haja vista que passou de Autarquia Estadual a Sociedade de Economia Mista inicialmente denominada SERGAL e quatro anos depois SERGASA. Com a mudança institucional veio, por conseqüência, a estrutural, materializada na transferência de endereço – mantido até hoje – bem como com a aquisição de maquinários, tipo as impressoras Heidelberg, além de equipamentos de fotolitogravuras, oferecendo melhor qualidade em seus impressos e ampliando sua capacidade de produção. O programa de expansão foi acelerado em 1975, com a compra de novos equipamentos para as operações de acabamento e a implantação do sistema de fotocomposição, sucederam-se a construção de prédio anexo e a compra de rotativa “Goss Community”, para a impressão do Diário Oficial.

Já em 1978 a SERGASA identificava-se como uma gráfica-editora de porte considerável, atendendo não somente aos órgãos da administração estadual, mas também à iniciativa privada. Nesta época foi dado maior apoio e incentivo à edição de livros técnicos e culturais, jornais, revistas e boletins.

Contudo, apesar de todos os avanços, em 13 de janeiro de 1999, foi sancionada a Lei nº 6.145 que autorizou o governo do Estado a extinguir as empresas e demais órgãos com débitos que iam além do seu patrimônio, dentre os quais se incluiu a SERGASA, que foi extinta em novembro de 2000.

Em seguida foi criada a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, para dar continuidade às ações antes desenvolvidas pela SERGASA. Ficou então garantida a permanência da Imprensa Oficial e a preservação de todo acervo histórico e cultural que estão impressos nas páginas do Diário Oficial que circula desde 1912.

Posteriormente com a criação da CEPAL – Companhia de Empreendimentos, Intermediação e Parcerias de Alagoas, sociedade de economia mista, as atividades da Imprensa Oficial Graciliano Ramos foram a esta vinculada, garantindo assim, maior agilidade e conseqüentemente inserindo a gráfica estatal no competitivo mercado gráfico.

A CEPAL, além de ser responsável pela impressão do Diário Oficial do Estado de Alagoas, atua também no mercado gráfico tanto para os órgãos públicos quanto para clientes particulares.

A Diretoria da CEPAL é composta por Diretor Presidente, cargo ocupado por Moisés Aguiar; Diretor Administrativo Financeiro, cargo ocupado por José Francisco Pedrosa; Diretor Comercial, cargo ocupado por Hermann de Almeida Melo. O Conselho Fiscal é composto por Carlos Roberto Ribeiro Sampaio, Ademar Ferreira Lima Júnior e Luiz Cerqueira Cotrim Filho (membros efetivos).

Diversos investimentos foram feitos em termos de equipamentos de informática, bem como em máquinas para a produção, sendo adquirida inclusive uma impressora bi-color, que aumentou a capacidade instalada, estando, hoje inserido no contexto do mercado gráfico em condições de atender ao público em geral.
Atualmente, o Diário Oficial está totalmente informatizado, inclusive o “caderno do Poder Executivo” é disponibilizado diariamente para leitura e consulta na página da CEPAL na Internet.

Após grande esforço de toda equipe que compõe a CEPAL as publicações oficiais destinadas a veiculação no Diário Oficial chegam ao nosso setor de recepção de matérias por meio eletrônico, via Internet/disquete, substituindo-se a remessa de papel. E está em andamento projeto para o melhoramento do sistema de recepção de matérias, o que por certo gerará maior agilidade e segurança ao usuário. Outra grande conquista foi a implantação em setembro de 2008 do suplemento do Diário Oficial colorido e com ampliação para oito páginas. O Projeto foi totalmente concebido e desenvolvido pela equipe da CEPAL.

Na àrea editorial foi criada a revista Graciliano que trata de temas da realidade alagoana, que além de possuir conteúdo de qualidade, tem projeto gráfico e impressão de primeira linha.

Além disso, o site da CEPAL oferece ao público, de forma totalmente gratuita, um sistema de pesquisa eletrônica, através do qual é possível obter informações que foram publicadas no Diário Oficial desde sua criação, de forma ágil e sem deslocamento algum.

Com todo avanço tecnológico, sem dúvida, houve uma maior velocidade e menos custo na confecção do Diário Oficial, transmitindo à sociedade com maior rapidez os atos emanados do Poder Público, tornando mais ágil e eficiente a comunicação legal entre Estado e cidadão. Por tudo isso, torna-se notório que a CEPAL tem procurado valorizar a Imprensa Oficial adequando-a às inovações do mundo contemporâneo, visando sempre garantir a melhoria da qualidade das publicações oficiais.

Deixe um comentário